quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O que significa a sigla TEX nas Linhas de Crochê?


Nas indústrias têxteis eles utilizam o termo TEX, que para eles é um Sistema Direto de titulagem do fio, onde quanto maior a massa do fio (mantendo o seu comprimento fixo), maior é o seu título, ou seja, o que varia é a massa, tendo o comprimento fixo. Na verdade, podemos conceituar o TEX dizendo que ele indica o peso (em gramas) do produto por cada 1000 metros. Por exemplo:
Linha Camila Fashion = TEX 300 e 500m, logo conseguimos saber que 1 novelo dessa linha pesa 150g, pois segundo a TEX dele, 1000 metros são 300g, como a linha tem 500 metros facilmente chegamos no peso dela.
Dê uma olhada nas imagens abaixo e veja aonde vem descriminado o TEX nos rótulos das linhas de crochê:
Agora com esse conhecimento adquirido, muitas dúvidas podem ser sanadas. Como quando um trabalho indicar que você deve usar linha grossa (TEX 295, 300), e tiver apenas linhas mais finas (TEX 147.5, 150), você sabe que pode trabalhar com 2 fios da linha mais fina para dar a mesma textura na peça. Mas vale ressaltar que isso só pode ser feito com fios da mesma espécie, ou seja, se o fio for de algodão só pode ser substituído por outro de Algodão, pois a espessura não significa nada no caso de fios de composições diferentes porque podem ter a mesma espessura, mas não necessariamente terão o mesmo peso.

Gostou da dica? Espalhe a vontade 🙂

Fonte: https://blog.bazarhorizonte.com.br/2017/01/09/o-que-significa-a-sigla-tex-nas-linhas-de-croche/

Nenhum comentário: